Menu

Biografia

Nasceu a 27 de Setembro de 1983 em Coimbra, natural de Côja, Arganil.

Durante o percurso académico realizou estudos intermédios em Lyon (França), Bolonha (Itália) e Sheffield (Inglaterra). Licenciou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre pela mesma Faculdade em Práticas e Teorias do Desenho. É mestre também pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto na área das Artes Visuais. Sobre a sua obra já escreveram vários autores da cultura Portuguesa, como Boaventura de Sousa Santos, João Pinharanda, Bernardo Pinto de Almeida, Fernando António Baptista Pereira, Laura Castro, Jorge Olímpio Bento, Gonçalo M. Tavares, Ana Zanatti, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Artur Cruzeiro Seixas,  Manuel António Ribeiro e Ana Luísa Barão.

A convite da Federação Portuguesa de Natação com a colaboração do Comité Olímpico e Paralímpico de Portugal realizou a obra Institucional “Mergulho de uma amizade ancestral na celebração Olímpica”, para homenagear o Desporto e a Natação Olímpica nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão.

Em 2020 recebeu pela Diretora Regional da Cultura Centro Suzana Menezes a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Município de Arganil. Nesse ano a convite do CPS – Centro Português de Serigrafia realizou uma Serigrafia de edição especial em homenagem ao Mestre Artur Cruzeiro Seixas, assinando as mesmas no dia em que o seu amigo completaria os 100 anos.

Foi selecionado mais quatro artistas portugueses para representar Portugal na exposição internacional “JCE – Jovens Criadores Europeus (2017-2019)”.

Ana Carmem Nascimento concluiu o seu Doutoramento em 2017, com a dissertação “Um estudo social de imagens: Significados e Pluridiversidade na obra de Mário Vitória”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste aspecto, as suas obras têm sido objecto de estudo em vários graus de ensino das escolas e universidades. As suas imagens surgem em inúmeros contextos, desde revistas, cd´s, colóquios, teatro, conferências e livros, com principal destaque as capas dos livros de maior relevância de Boaventura de Sousa Santos, com colaboração de editoras em Espanha, Estados Unidos, Portugal, Brasil e Inglaterra. Participa regularmente com o seu trabalho no carismático evento de elogio à poesia, denominado de Quintas de Leitura, no Teatro Campo Alegre do Porto.

Realizou em 2016 a convite da Federação Portuguesa de Natação a obra Institucional “Espírito Olímpico da Natação” para a celebração da FPN e dos seus atletas nos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

Apresentou no evento “Capital Europeia da Cultura de 2012” a sua maior obra “Apocalipse e o rapto da Europa”. Exposta no Museu Nacional de Alberto Sampaio em Guimarães e posteriormente no Paço dos Duques de Bragança, no Centro de Artes de Sines, no Centro de Memória Vila do Conde e ainda no Museu Nacional Machado de Castro.

Em 2010 realizou a encomenda institucional para o retrato do Ex-Presidente da República Dr. Mário Soares. A obra de escala encontra-se em exposição permanente em Arcos de Valdevez, cidade onde se realizou a última homenagem à vida e obra do Político.

Mário Vitória está representado em inúmeras colecções oficiais e particulares, nacionais e internacionais.  www.mariovitoria.com.

 

Formação Académica

  • 2009/2010 – Mestre em Ensino em Artes Visuais na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto.
    Dissertação: Escrevendo no verso das folhas.
  • 2006/2009 – Mestre em Práticas e Teorias do Desenho na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto.
    Dissertação: Riso e Violência nas práticas artísticas do desenho.
  • 2006/2007 – Especialização em Práticas e Teorias do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
  • 2005 – Programa Erasmus, Accademia di Belle Arti di Bolonha, Itália.
  • 2001/2006 – Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
  • 1999 – Programa Sócrates, Lycée Leonardo Da Vinci, Lyon, França.